Palavra de Fé

O caminho da vida espiritual

(Por: Luiz Paulo Soares) Pároco da Paróquia Santa Ana / São Joaquim

Para nós cristãos católicos que estamos nos aproximando da Quaresma, tempo forte de reconciliação e conversão é importante recordar que é através dos exercícios espirituais ensinados por Cristo que alcançamos pela Graça Divina a salvação e a vida eterna. Os principais exercícios espirituais ensinados por Cristo são: a Caridade; a Penitência, e a Oração. É através desses três “antídotos” que podemos combater os três grandes ídolos (deuses) desse mundo que podem levar o homem a corromper-se: o deus dinheiro; o deus poder; e o deus prazer.

Muito embora sempre necessários e presentes na vida de todos nós, seu mal uso, pode nos fazer confundir sua finalidade e ainda, ao invés, de nos fazer seus possuidores, sermos possuídos por eles.

Basta ver como o acúmulo de financeiro de alguns leva a miséria de milhões. Como o mau uso do poder ao invés de servir os outros (diaconia como ensinou Jesus) torna seus detentores tiranos, perseguidores, etc. E como a confusão em busca do prazer (do sexo, das drogas, bebidas, jogos, etc) causam tantos desastres para indivíduos e famílias.

Em vista disso cabe lembrar que uma boa vivência humana e cristã no leva através da consciência iluminada pelo Espírito Santo à buscar nos exercícios espirituais o remédio necessário para podermos superar todas essas tentações que a princípio se apresentam como necessidades.

Uma boa vivência dos sacramentos em comunhão com a leitura diária da Bíblia e participação na vida das pequenas comunidades e ainda na transformação de nossas casas em pequenas igrejas domésticas onde se reza, medita a Palavra, o diálogo, a partilha, etc. são uma forma concreta de quem está buscando responder ao chamado que Deus nos faz: sermos santos!

Hoje em dia temos muitos “influenciadores” e a mensagem do Evangelho também passou a ser mais uma entre tantas. Aliás, passou até ser bem usada, o que não significa necessariamente que seja para transmitir sua mensagem essencial: “o Reino de Deus já chegou! Convertei-vos e crede no Evangelho! Mas, para transmitir, o pensamento, o carisma, as ideias e os objetivos de seu transmissor.

Não raro vemos pessoas que em nome de Cristo pregam doutrinas estranhas até dentro da nossa própria Igreja, inventando novenas, semanas, e santos da “moda” para tentar atrair seguidores. Geralmente as pessoas cheias de carências e problemas de punho principalmente emocional encontram aí “oportunidades” de se sentirem abraçadas por Deus quando na verdade estão sendo anestesiadas e até levadas a um intimismo tão destrutivo que passam a entender que por estarem naquele grupo ou seguindo aquela pessoas e aquelas ideias estão mais santa e salvas que os outros.

Cabe portanto, sempre uma reflexão: primeiro em torno do Cristo que se apresentou para nós com rosto humano e simples e que não foi reconhecido pelos grandes pregadores e gurus espirituais dos seu tempo, mas sim pelos rejeitados da sociedade os mesmos que até hoje são rejeitados por grande parte desses “rezadores”. Segundo: o Cristo que tem sido apresentado ou ainda, o Cristo do “jeito” que eu quero que seja apresentado, que confirme o que eu penso, o jeito que eu vivo, que resolva meus problemas, me de curas e milagres, destrua meus inimigos, fale o que eu gosto de ouvir pra que eu faça só o que eu gosto de fazer e nunca mude meu jeito de ser!

Vê-se que sem uma profunda conversão com a ajuda e vivência autêntica dos exercícios espirituais, até poderemos andar, falar, ouvir, adorar coisas de Cristo, mas infelizmente não servir à Ele, mas egoisticamente, servir-se dele.

Uma boa Quaresma a todos!