Jaborandi

PAIF: a casa da família jaborandiense

No âmbito da política de assistência social, o PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família) emerge como um serviço crucial, promovendo a proteção e o fortalecimento dos laços familiares.

Implementado pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e respaldado pela legislação da nova política de assistência social, o PAIF se destaca como uma das pedras angulares do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), desempenhando um papel fundamental na construção de comunidades mais resilientes.

O PAIF em Jaborandi abrange diversas ações, cada uma delas voltada para atender às necessidades específicas das famílias atendidas. Desde a acolhida inicial até o acompanhamento periódico, passando pelo estudo social do núcleo familiar e pelas visitas domiciliares, o serviço busca não apenas prevenir a ruptura dos vínculos familiares, mas também promover o acesso aos direitos, o desenvolvimento da função protetiva das famílias e o fortalecimento do protagonismo e da independência.

“Uma das facetas mais significativas do PAIF é a realização de encontros familiares, momentos de partilha e reflexão conduzidos por profissionais especializados. Nestes encontros, as famílias têm a oportunidade de discutir suas dificuldades cotidianas, questões socioeconômicas e conflitos internos, buscando novas perspectivas e estratégias para enfrentar os desafios que se apresentam”, explicou a assistente social Natália Marçom.

Não se trata apenas de resolver problemas individualmente, mas de criar laços comunitários e compartilhar experiências entre os participantes. Os encontros semanais, realizados todas as quintas-feiras no CRAS a partir das 14 horas, não só proporcionam um espaço seguro para a expressão das preocupações e aspirações das famílias, mas também promovem a solidariedade e a colaboração mútua.

Encontros periódicos para fortalecimento das famílias atendidas.