Esportes

Palmeiras conquista o tricampeonato Paulista em final contra o Santos

Verdão vira decisão contra o Peixe em casa

Pelo terceiro ano seguido o Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista. Assim como em 2022 e 2023, o Alviverde foi para o segundo jogo em casa precisando reverter a vantagem do adversário após perder na ida.

Dessa vez a vítima foi o Santos. Depois de vencer a primeira partida por 1 a 0 na Vila Belmiro, o Peixe precisava de apenas um empate para ficar com a taça, mas não conseguiu segurar o time de Abel Ferreira. Desde o começo do jogo o Palmeiras foi pra cima do rival, empurrado pela torcida que lotou o Allianz Parque.

O zagueiro Gil, do Santos, salvou uma bola praticamente em cima da linha e impediu o que seria o primeiro gol palmeirense. Diego Pituca quase fez para o Peixe, em chute de fora da área, mas Weverton defendeu.

O primeiro gol do Palmeiras saiu aos 33’ da primeira etapa. Weverton bateu o tiro de meta direto para Endrick, no ataque. João Paulo demorou a sair do gol, Felipe Jonatan não protegeu a bola. O camisa 9 alviverde foi para a dividida e acabou derrubado pelo goleiro dentro da área. O árbitro Raphael Claus não marcou, mas voltou atrás após uma longa análise do VAR. Raphael Veiga bateu e marcou.

Depois do intervalo o Santos voltou melhor, criou algumas boas chances, mas Guilherme parou no goleiro Weverton. Pouco depois foi a vez da zaga palmeirense salvar uma bola em cima da linha com Mayke, em chute de Otero.

Mas aos 22’ a torcida palestrina soltou o grito de gol. A bola chegou até Piquerez, que deixou Otero no chão e cruzou para a área. Flaco López ajeitou de cabeça, e Aníbal Moreno completou para a rede do Santos.

No final, dependendo de um gol para levar a decisão aos pênaltis, o Santos partiu para cima do Palmeiras, teve chances, viu o rival perto de ampliar em contra-ataques, mas não conseguiu evitar mais um título alviverde.

10 VEZES ABEL

O técnico Abel Ferreira conquistou seu décimo título no Palmeiras. O português chegou em 2020 e soma até agora 2 Libertadores, 2 Brasileiros, 1 Copa do Brasil, 1 Recopa Sul-Americana, 1 Super Copa do Brasil e 3 Paulistas.

Esse também foi o 26º titulo Paulista do Palmeiras, que é o segundo maior campeão do estado, atrás do Corinthians, que tem 30.

O capitão Gustavo Gomez levanta o troféu de campeão Paulista 2024.