Destaques da Semana

Policial feminina ministra aulas do Proerd

Colina nunca teve seu próprio instrutor do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência que ensina os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a ficarem longe das drogas e não praticar a violência.

Esta é a 1ª vez que o Grupamento da PM colinense dispõe de uma policial feminina para ministrar o programa nas escolas municipais. A soldado Ingrid Racoci Batista participou do curso de 14 dias, realizado em outubro do ano passado em São Paulo, sendo habilitada como instrutora do Proerd.

A policial atuava em Barretos, mas pediu transferência para Colina e está trabalhando aqui desde julho de 2023. “O capitão Vilela da 4ª Cia e o sargento Hespanhol me deram total apoio para fazer o curso porque sempre gostei de crianças, que são nosso futuro. Precisamos trazê-las para junto da polícia. A curiosidade e interação dos alunos tem me surpreendido”, disse Ingrid.

As aulas começaram depois do Carnaval em três escolas: “Cel. José Venâncio Dias”, “Suzel Polizelli Milani” – Nova Colina e “Antonio Daher” – Cohab 2. “No 2º semestre vou conversar com a secretária de educação do município para atender as demais unidades escolares. O programa atende crianças na faixa etária de 9 até 11 anos e ao todo são 10 aulas, uma por semana”, declarou a polícial.

“Uma das perguntas que as crianças mais fazem é porque o cigarro é uma droga. Explico que a nicotina contida no cigarro é viciante o que o torna uma droga lícita, pois se consegue comprar”, explicou a policial.

A soldado é a única policial feminina do Grupamento e quando não está dando aulas do Proerd trabalha no patrulhamento. Ela também é sempre solicitada quando é necessário fazer revista mais detalhada em mulheres, inclusive nas partes íntimas.

Policial Ingrid após ministrar aula do programa na Escola Venâncio.
Soldado Ingrid na Escola Venâncio após aula do programa.