Apesar de ser considerada uma conduta criminosa, os “santinhos” ficaram espalhados pelo chão nos locais de votação e nas vias próximas no último domingo. Mesmo em menor quantidade, em relação a pleitos anteriores, o material representa risco aos eleitores.
A prática, considerada uma conduta criminosa, recebeu atenção especial do Juiz Eleitoral, Dr. Fauler Felix de Ávila, que até solicitou às prefeituras a designação de funcionários para a retirada dos impressos espalhados clandestinamente horas antes das eleições.
Por sorte nenhum eleitor em Colina e Jaborandi escorregou no material de propaganda política dos candidatos, mas uma eleitora de 62 anos, de Rio Preto, ficou com o joelho ralado após cair em um buraco, tampado pelos “santinhos”.
O caso aconteceu no momento que a eleitora chegava ao local de votação acompanhada pela mãe de 86 anos e o irmão. Ela não precisou de atendimento médico e votou normalmente.
O Juiz Eleitoral disse que haverá penalização caso chegue ao conhecimento da polícia ou do Ministério Público a autoria do “derrame de santinhos”.
