Jaborandi

Moderno aparelho de raio x vai terminar com fila de espera

Os jaborandienses não precisarão mais se deslocar a Barretos e cidades vizinhas para realização de exames de imagem. Está em processo de licitação pela prefeitura a aquisição de um moderno aparelho de Raio X Digital DR, que será instalado no Centro de Diagnóstico Dr. Pinotti.

Os investimentos na ordem de R$ 416.250,00 são provenientes de emenda parlamentar de R$ 200 mil indicada pelo deputado estadual Rafael Silva (PSB) em atendimento à demanda do vereador Eduardo Atavila dos Santos, através de projeto e estudo técnico coordenado pelo prefeito Silvinho. O saldo remanescente será custeado com recursos próprios do município.

“Este investimento representa um marco na saúde jaborandiense, colocando fim a uma espera de 33 anos que remonta à inauguração do Hospital Dr. Amadeu Pagliuso no final da década de 1980”, destacou Silvinho que ressaltou: “Com esta conquista traremos precisão diagnóstica que os médicos necessitam para o tratamento de pacientes do hospital, tanto internos como externos, que não precisão se deslocar para Barretos ou outras unidades de referência da região para a realização dos exames”.

DEMANDA SERÁ ZERADA

“O equipamento representa agilidade na realização de exames, permitindo que a demanda reprimida seja zerada. Atualmente temos 200 pacientes na fila de espera aguardando a disponibilidade de vaga nas unidades de referência por exames de raio x. O moderno equipamento contribuirá e muito para a precisão dos diagnósticos médicos, auxiliando os profissionais nas condutas e terapias adotadas na unidade hospitalar”, enfatizou a secretária de Saúde, Joice Silva, que também é enfermeira.

“A equipe médica e de enfermagem de toda Rede Municipal de Saúde é grata ao prefeito Sílvio, vereador Eduardo, deputado Rafael Silva e ao Poder Legislativo de Jaborandi. O aparelho a ser adquirido tem especificações técnicas e recursos compatíveis com o que existe de mais moderno no mercado brasileiro, permitindo que o médico plantonista presencial e o radiologista que atuará a distância acessem as imagens em tempo real”, destacou Paula Brunhera Kinoshita, diretora do hospital.

AMPLIAÇÃO CENTRO DIAGNÓSTICO

Para a instalação do aparelho o Centro de Diagnóstico será ampliado em 35 m2 com a construção de 2 novas salas e sanitários. Também será instalada uma entrada de energia com transformador próprio para alta tensão.