Jaborandi

Educação do futuro já é realidade em Jaborandi

Município tornar-se polo da Univesp

A  educação do futuro com a inclusão digital e acesso à tecnologia já é realidade em Jaborandi que, além de tornar-se o mais novo polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), será também a primeira cidade do Estado a instalar o Fablab.

O CIEB – Centro Integrado de Educação Básica será o polo da Univesp que ofertará a Educação a Distância através do curso de graduação, na área de programação, com a disponibilização de 30 vagas aos alunos devidamente matriculados na Rede Municipal de Ensino. 

“Os alunos poderão acessar as aulas virtualmente de casa ou frequentar presencialmente o polo, onde terão acesso a 21 modernos computadores de última geração, salas climatizadas e projetores de alta definição adquiridos para esta finalidade”, destacou o prefeito Silvinho.

O Cieb também abrigará o Fablab, criado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e ligado à Rede Municipal de Educação. O espaço maker será dotado de impressoras 3D e equipamentos que conectarão os jaborandienses com o que há de mais moderno no processo de aprendizagem. “A cultura maker é um capítulo dentro da Educação 4.0 que busca soluções educacionais para o futuro que está revolucionando os empregos. Estudo recente, apresentado no Fórum Mundial, aponta que até 65% das funções e profissões atuais desaparecerão ou serão substituídas por outras no período de formação dos alunos que ingressam no ensino infantil”, destacou Silvinho.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

O acesso dos estudantes da Rede Municipal de Ensino à tecnologia, desde o Ensino Fundamental, é meta da atual Administração Municipal que entregou um laboratório de informática à EMEF “Arcanjo Gabriel” com 25 novos e modernos computadores e mobiliário ergonomicamente projetado.

“Desta forma estamos capacitando os alunos desde cedo, permitindo que tenham acesso às oportunidades do mercado de programação e à Tecnologia de Informação (TI) que cresce de forma exponencial com previsão de criação de 797 mil vagas no Brasil até 2025”, concluiu o prefeito.