Destaques da Semana

Começou a contagem da população

CENSO DEMOGRÁFICO

Começou a contagem da população

Fique atento ao uniforme e identificação dos recenseadores

Teve início em todo o país na última segunda-feira, dia 1º, a coleta domiciliar do Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, que visitará todos os lares brasileiros durante 3 meses, de agosto até o final de outubro.

Além da contagem da população por sexo e idade, as informações obtidas neste Censo, o primeiro totalmente digital, são de fundamental importância para o desenvolvimento de políticas públicas.

Os recenseadores estão aplicando dois tipos de questionários: o básico com 26 perguntas relativas à identificação do domicílio, informações dos moradores, educação, dentre outras que leva em torno de 5 minutos para ser respondido. O questionário ampliado, feito por amostragem, tem 77 perguntas sobre trabalho, rendimento, nupcialidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, autismo, migração interna e internacional, etc. 

EM COLINA

O Censo Demográfico é realizado a cada 10 anos e por causa da pandemia o estudo estatístico teve que ser adiado por quetões orçamentárias, em 2020 por causa da pandemia  e no ano seguinte. Em Colina, o trabalho de coleta é realizado por 11 recenseadores: Giovana Ferreira, Daniele Santos, Danilla Baena, Valdirene Borges, Marcos Vinícius Santos, Marlene Sarti, Sueli Silva, Cláudia Piai, Bárbara Damasceno, Sidnei Ferreira e Ângelo Torneli Neto.

O coordenador de área do Censo, Júlio César Mora, da agência do IBGE em Barretos, explicou que para Colina são 16 vagas de recenseador e, por enquanto, o Instituto está trabalhando com 11. “Cinco vagas não foram preenchidas e a contratação acontecerá em breve, após o processo de treinamento. A contratação foi por titulação, ou seja, o candidato comprovou o maior grau de escolaridade com apresentação de documentos”, explicou Mora.

O trabalho é coordenado pelo agente censitário municipal Dário Silva e agentes supervisoras Beatriz Marinho e Vanessa Ivanof. O posto de coleta funciona no barracão da Av. Expedicionário Roberto Marcondes nº 18, no centro. Para informações e esclarecimento de dúvidas o telefone de contato é o 99105-8468.

EM JABORANDI

O posto de coleta em Jaborandi foi montado na prefeitura e o trabalho tem coordenação do agente censitário municipal Fábio Luiz Mingardi, que colocou o telefone (99130-9739) à disposição da população. A coleta é feita por 6 recenseadores, todos de Jaborandi: Rodolfo Felix, Yuri Nascimento, João Pedro Martins, Francisca Alcântara, Marcelo Antônio Vernillo e Luiz Gustavo Bento que está em treinamento.

IDENTIFICAÇÃO

Para maior segurança o moradores deve checar se o recenseador está uniformizado com colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181 que consta no colete do recenseador.