Jaborandi

Promotor não concorda com Carnaval na praça

Silvinho pede reavaliação da recomendação, pois festa terá controle de acesso e revistas com detector de metais

O promotor de justiça Giullio Saraiva encaminhou ao prefeito Silvinho documento recomendando que o “Jaba Folia” não seja realizado na praça central da cidade. Ele alega questões de segurança pública, para que o evento não aconteça em ambiente aberto e sem qualquer controle de acesso, em observância às orientações da Polícia Militar, a fim de resguardar a integridade física dos munícipes e demais participantes da festa.

O promotor relata que: “O tiroteio em Colina ocorreu em razão de briga de gangues de cidades vizinhas, as quais se utilizam de eventos sem controle de acesso para promover desordem e colocar em risco à população. A PM cita em ofício que estes fatos são preocupantes na realização de eventos em praça pública, local aberto sem vistoria prévia ou controle de acesso. A recomendação é que o chefe do Executivo se abstenha de promover o ‘Jaba Folia’ na praça e se utilize de locais fechados, como o Parque de Exposições Gino Henrique Brunozzi”.

A recomendação foi enviada no início do mês e o prefeito tem prazo de 10 dias para informar se acata ou não o pedido. O MP ainda cita que adotará medidas legais e judiciais necessárias.

PREFEITO PEDE QUE PROMOTOR REAVALIE RECOMENDAÇÃO

O prefeito Silvinho encaminhou novo ofício ao Promotor esclarecendo que para a realização do Jaba Folia a prefeitura vai instalar gradis de fechamento nas quatro esquinas de acesso à praça central para controle das pessoas, inclusive com revistas com detectores de metais e revistas táteis nos coolers a fim de verificar a presença de objetos cortantes e armas.

Cita que a realização do evento no Recinto se torna mais difícil o controle de acesso já que o local é extenso, tem muros baixos, o que possibilitaria a inserção de armas que colocaria em risco a segurança dos foliões.

Diz também que o fato mais importante que motivou a alteração do local foi que a Polícia Militar informou que não poderia realizar o policiamento dentro do Recinto.

Alega ainda que a mudança de local despertou um movimento, via internet, de boicote ao Jaba Folia no Recinto, inclusive com possibilidade de repetir o que ocorreu em 2022 quando diversos foliões se reuniram na praça para festejar, sem nenhuma estrutura de segurança. Isto gerou preocupação e traria ainda mais riscos à vida destes foliões.

Silvinho também mostrou que em 20 anos de Jaba Folia nunca ocorreu fato grave contra a segurança pública e/ou a vida humana. E que o município realiza diversos eventos na praça, como Natal, Ano Novo e Jabaverão e nunca houve incidentes graves.

Relata também que a mudança a poucos dias do evento acarretaria prejuízos ao Poder Público, comércio local e ambulantes que já se programaram para a festa. Além dos blocos que já venderam seus abadás.

Ao final pede que o promotor reavalie seu posicionamento e que a Prefeitura tem o total interesse de agir em consonância e harmonia com o Ministério Público. Segundo consta estava programada uma reunião do prefeito com o promotor no decorrer desta semana.

Os foliões tomam conta da praça central nas 5 noites e 2 matinês. Além dos jaborandienses, a festa é prestigiada por visitantes da região.