Destaques da Semana

Rejeição de projeto é politicagem, afirma Dieb

Seis vereadores votaram contra suplementação para construir poço no Parque Débora

No último dia 2, seis dos 11 vereadores votaram contra a abertura de crédito no valor de 100 mil reais para perfuração de um poço profundo no Parque Débora Paro com a finalidade de abastecer o lago, em períodos de estiagem e também para integrar a rede de abastecimento de água da cidade.

O projeto foi enviado à Câmara, com pedido de urgência, no dia 2 de agosto. Os vereadores aprovaram dois pedidos de vista para analisar melhor o projeto que só foi votado e rejeitado no último dia 2 de outubro.

CONTRÁRIOS

A votação ficou empatada com 5 votos a favor (Montanha, Limão, Evonei, Muniz e Marco) e 5 contra (João Amadeu, Fátima, Valdir, Rafael e Zé Afonso). Coube ao presidente Rafael Rodrigues desempatar votando contra o projeto.

Durante a reunião e após a votação alguns vereadores justificaram o voto.

“O projeto não tem nenhum parecer técnico e nem estudo de recuperação das minas e nascentes que alimentam o lago”, disse João Amadeu que fez dois requerimentos para melhor compreender a situação. “Um dos meus requerimentos não teve respostas, o outro a Cetesb respondeu: que não  tinha competência para responder tendo em vista que o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) já havia dado a outorga. Não estou aqui para atrapalhar em nada mas, como não tem parecer técnico, fico com a opinião dos técnicos do Comitê da Bacia Hidrográfica de que vai faltar água em nosso município dentro de 50 anos. O projeto é uma aberração política, deveria ter sido retirado e refeito. Se vier projetos corretos, pode ter certeza que vamos aprovar quantas vezes for necessário”, disse o vereador.

O presidente da Câmara que votou contra declarou: “Este é o projeto mais bagunçado que já chegou a esta Casa de Leis nestes 2 anos e meio. Aí não dá. Veio errado, não tem problema, todo mundo erra. Retira, arruma e manda de novo. Agora quer pagar pra vê. Paga”.

Já o vereador Antônio Muniz ponderou: “Nós sabemos que a maior parte da água é para consumo humano. E que nas próximas administrações serão feitas as adequações necessárias no lago, como reduzir o nível de vazão para que ele suporte o período de escassez e também fazer a recuperação das minas e replantio da mata ciliar. Então é preciso ter bom senso e pensar na população que será beneficiada. Esta história de que água vai acabar é balela. O nosso aquífero é generoso, basta perfurar um poço mais profundo e lá está a água”.

O vereador Evonei, que também votou a favor, afirmou: “Busquei informações junto ao representante do Saaec e ele disse que, se não furar o poço vai faltar água para a população. Parabenizo os colegas que votaram a favor porque as pessoas precisam de água nas suas torneiras. E nós sabemos que o uso no paisagismo do lago é coisa passageira e não permanente. Sem falar que existe a outorga de um órgão respeitado, que é o DAEE para a perfuração do poço naquele local. Então, quem de nós tem competência técnica para questionar essa autorização”, frisou o vereador.

“POLITICAGEM”

“Esta é mais uma demonstração de politicagem por parte de alguns vereadores. Isso só prejudica a população. Todos sabem que o espelho d’água do lago abaixa no período da estiagem, por ser abastecido com água da chuva, portanto o uso seria para esta situação esporádica e para atender a população de forma permanente através do abastecimento de água”, declarou o prefeito. Ele também explicou que: “o pedido de outorga do poço junto ao DAEE foi feito no mês de julho com pareceres do Saaec e Secretaria de Obras. Depois de publicar a Portaria de autorização de outorga apenas com finalidade paisagística de abastecer o lago, a prefeitura solicitou ao órgão uma retificação para estabelecer o uso compartilhado da água. A solicitação foi atendida e a Portaria foi novamente publicada no dia 1º de setembro frisando o uso da água para paisagismo e urbano. Rejeitar o pedido para construção de um poço autorizado pelo DAEE, órgão competente para esta finalidade, é um absurdo. Portanto, a gente percebe claramente que falta bom senso para alguns vereadores que torcem para o quanto pior melhor. Mas a população sabe quem é quem. O momento é de trabalhar e buscar atender as necessidades da população”, finalizou o prefeito.

Área do Parque Débora onde seria perfurado o poço profundo.