Destaques da Semana

Ações de combate à dengue são promovidas nas escolas

A Prefeitura, por meio da parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação/Cultura, realizou no último dia 1º  o “Dia D” de Combate à Dengue, com diversas ações educativas nas escolas da Rede Municipal de Ensino, como confecção de cartazes sobre o combate à doença, passeata pelo bairro das escolas,  palestras educativas, brincadeiras lúdicas e entrega de panfletos de conscientização.

A Secretaria de Saúde promoveu também a “Semana de Prevenção e Orientação no Combate à Dengue”, que aconteceu de 4 a 8 de março nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental com palestras e apresentação de maquete ilustrando o que é ‘certo x errado’ em uma casa, no combate à dengue. O objetivo foi mostrar aos alunos exemplos de formas de combater os criadouros, destacando as maneiras de prevenir a doença.

A ação contemplou ainda ações, como o jogo com uso do tapete-tabuleiro colorido, que buscou conscientizar todas as crianças sobre o combate ao Aedes.

As ações de prevenção estão sendo realizadas pela equipe de Agentes de Endemias em parceria com as equipes pedagógicas das Escolas Municipais.

“É muito importante reduzir a infestação de mosquitos por meio da eliminação de criadouros, mantendo os quintais e terrenos limpos, e livres de recipientes que acumulam água, impedindo assim a postura de ovos do mosquito”, explicou Antônio Figueira, coordenador de Fiscalização Epidemiológica.

“É de grande relevância que os alunos saibam sobre a doença e os cuidados necessários para a sua prevenção. Assim, podem ajudar os pais em casa no controle dos criadouros para que o mosquito não se prolifere”, enfatizou a Dra. Sadia Ferreira, secretária de Saúde.

Agente utiliza maquete para mostrar aos alunos o que é certo e errado em casa no combate à dengue.