Destaques da Semana

Requerimento do vereador João Amadeu pede asfaltamento de vicinal

Prefeito alega que pavimentação depende que empresa contratada apresente projeto ao DER

Uma petição de apoio está colhendo assinaturas pela internet desde o último dia 12 para o asfaltamento de trecho da Estrada Municipal Vereador Benedito Stramasso (ao lado da Escola Lamounier de Andrade). Até o fechamento desta edição, 123 pessoas assinaram o documento, que está disponível na plataforma change.org (https://chng.it/kMCzbwYF)

A iniciativa teve início no dia 1º de março com a apresentação na Câmara de requerimento, de autoria do vereador João Amadeu Giacchetto, que após receber diversas reclamações protocolou o documento, que solicita a possibilidade do asfaltamento de um trecho da estrada para acabar com o acúmulo de poeira, problema antigo enfrentado pelos moradores do Jardim Taninha com o tráfego diário de veículos na vicinal.

“A poeira prejudica os funcionários, professores e alunos da EMEF ‘Lamounier de Andrade’, bem como os cidadãos, médicos e colaboradores do Hospital José Venâncio e Pronto Atendimento Municipal. Além disso, o problema gera a constante limpeza por parte dos moradores do bairro e dos estabelecimentos que são unidades de saúde e escola”, destacou o vereador que salientou: “A falta de pavimentação da vicinal é um problema tão antigo quanto a criação da Escola Lamounier e do hospital, tendo em vista que a situação é a mesma e com o passar do tempo se intensificou com a criação do PAM e do bairro. A poeira que se acumula pode ter vários efeitos prejudiciais à saúde, especialmente quando inalada ou em contato com a pele e olhos, como problemas respiratórios, alergias, asma, doenças pulmonares”, irritação ocular, problemas de pele e agravamento de condições de saúde já existentes”.

DUAS ALTERNATIVAS

No requerimento o vereador apresenta duas alternativas. “ Uma é o asfaltamento de toda extensão da estrada, porém entendo que é uma obra de grande magnitude e com comprometimento dos recursos públicos. A segunda opção seria o asfalto ao menos do trecho que permeia o perímetro urbano, estabelecido na Lei 2.483/05, que tem aproximadamente 715 metros. Seria uma alternativa muito menos dispendiosa e real”, justificou João Amadeu que ressaltou: “É possível na revisão do Plano Diretor Municipal a previsão da pavimentação de toda a via, além de incluir a obra no PPA já que, a partir do próximo ano, teremos novo prefeito. Também é possível a alocação dos recursos nas demais leis orçamentárias, como LDO e LOA. Nada impede também que coloque esta pauta no meu plano de metas de um eventual novo mandato, viabilizando os recursos por meio de emendas estaduais e federais”.

O vereador explicou que a Administração Municipal tem ciência do problema porque diariamente a estrada é molhada para conter a poeira. “Com o passar dos anos tal medida se tornou irracional, sendo um dever do estado buscar a solução mais adequada. Como representante do povo não posso deixar de atender questões legítimas que são trazidas a mim pelos colinenses, famílias e pelo contribuinte”, destacou.

INICIATIVA POPULAR

Ele explicou que o abaixo-assinado foi iniciativa da própria população, representada pelo munícipe Renato Garcia Paro Silva, que é advogado e conhece o trâmite do devido processo. “O principal objetivo do abaixo-assinado é fortalecer o requerimento. Não foi estipulada uma meta de assinaturas, apenas reconhecer que a população está interessada no asfaltamento. Qualquer pessoa pode participar, tendo em vista que o asfalto da vicinal trará um grande avanço e desenvolvimento não só para os bairros que atende e instalações ao redor, mas também para todo o município”.

O vereador informou que vai protocolar outro requerimento junto à prefeitura para que o abaixo-assinado seja anexado ao requerimento.

ADMINISTRAÇÃO AGUARDA DECISÃO DO DER

A reportagem procurou o prefeito Dieb que informou que no dia 7 de março respondeu o ofício nº 69/2024, da Câmara Municipal/ Requerimento Nº 12/2024, do vereador João Amadeu.

“A intenção desta Administração, de longa data, é efetuar o asfaltamento da Estrada Municipal ‘Benedito Stramasso’ e também da Estrada Municipal CLN-080, mais conhecida como Estrada Boiadeira. Tais providências somente não foram efetivadas ainda por motivos alheios à vontade da Administração Municipal, decorrentes do descumprimento contratual da empresa contratada para a prestação de serviços para a execução de projeto executivo para pavimentação asfáltica das Estradas Municipais CLN-070 e CLN-080, ambas em Colina, conforme Contrato nº 074/2021 (Pregão Presencial nº 009/2021)”, destacou Dieb que acrescentou: “Desde 2021 a empresa contratada vem apresentando projetos que não se adequam às normativas e diretrizes para o projeto executivo do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/SP), indispensável para a pavimentação das Estradas Municipais, descumprindo assim, as normas do Pregão Presencial e do Contrato firmado com o Município.

Assim, as medidas administrativas ante ao referido descumprimento contratual foram tomadas, como notificações ao longo de todo esse tempo e, não surtindo efeitos, a Administração Municipal ingressou com Ação Judicial buscando a prestação jurisdicional para a solução do problema causado única e exclusivamente pela empresa contratada, que está tramitando perante a Vara Única da Comarca de Colina sob o Processo nº 1001040-59.2023.8.26.0142”.

O prefeito explicou ainda que no processo judicial, o Juízo da Comarca de Colina expediu decisão determinando que a Contratada apresentasse o projeto nos moldes contratados e exigidos pelo DER/SP.  Em 19/02/2024, durante a audiência de tentativa de conciliação, a Contratada apresentou arquivos dos projetos, que foram encaminhados ao DER/SP para análise, estando os mesmos, até a presente data, pendentes de aprovação.

“A execução de projeto é para pavimentação asfáltica das Estradas Municipais CLN-070 (Estrada Municipal “Benedito Stramasso”) e também da CLN-080 (Estrada Boiadeira). Desta forma, tomadas as providências contratuais e judiciais cabíveis, esta Administração informa que está aguardando a decisão do DER/SP sobre a aprovação dos projetos para informação ao Poder Judiciário, nos autos do processo judicial; e continuidade, junto ao Governo do Estado de São Paulo, a fim de inclusão das obras de pavimentação asfáltica das Estradas Municipais, que, caso aprovadas pelo Governo Estadual, serão executadas pelo DER/SP”.     

PREFEITO ALEGA QUE PROJETO É DE SUA AUTORIA

“Não avalio como reclamação alguma, uma vez que o projeto executivo para pavimentação asfáltica das Estradas Municipais CLN-070 e CLN-080, são de minha autoria. Reforço que: desde 2021 a empresa contratada vem apresentando projetos que não se adequam às normativas e diretrizes para o projeto executivo do DER/SP, indispensável para a pavimentação das Estradas Municipais. Durante minhas quatro Administrações como Prefeito Municipal, tenho buscado (com sucesso), parcerias importantes para a execução de obras de infraestrutura, como é o caso das conquistas recentes nas Estradas Vicinais:  “Renê Vaz de Almeida” (que liga Colina à Monte Azul Paulista); da Rodovia SP 373 Antônio Bruno e José Marcelino de Almeida (que liga Colina à Severínia), e de outro trecho da SP 373, (que liga Colina a Jaborandi)”.

Dieb disse que teve conhecimento do abaixo-assinado. “Inclusive, acho desconexo; considerando que tivemos a iniciativa do projeto para o asfaltamento das Estradas Municipais e tomamos as medidas administrativas cabíveis para que a empresa contratada apresente o projeto nos moldes contratados e exigidos pelo DER/SP. Tenho absoluto respeito pelos moradores do bairro Jardim Taninha. Quero destacar que na formação do bairro, viabilizei parceria para a realização de toda a infraestrutura do bairro, como por exemplo, pavimentação asfáltica e instalação de energia elétrica”.

NOVO LOTEAMENTO

“Gostaria de informar também, que recebi dois investidores, interessados em construir um loteamento ao lado do Jardim Taninha. Na oportunidade, informei aos investidores que: assim que o projeto para a construção do loteamento for apresentado e estiver de acordo com as normas exigidas, aprovado; a contrapartida deles será a execução de pavimentação asfáltica no trecho de 715 metros, bem como no futuro loteamento. Quero destacar também que nosso projeto executivo é para a pavimentação asfáltica de toda a extensão da Estrada Municipal “Benedito Stramasso”, conclui o prefeito.

Estrada Municipal Vereador Benedito Stramasso que é alvo de requerimento e abaixo-assinado para seu asfaltamento.