Principais Notícias

Apenas 11 municípios do Estado receberão vacina da dengue

O Ministério da Saúde, em conjunto com o CONASS e CONASEMS, definiu os municípios que irão receber as doses de vacina da Dengue. No estado de São Paulo apenas 11 municípios serão contemplados: Guarulhos, Suzano, Guararema, Itaquaquecetuba, Ferras de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Arujá, Santa Isabel, Biritiba-Mirim e Salesópolis. Todos da região do Alto Tietê.

A estratégia foi aprovada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI). Na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) ficou definido que 521 municípios vão receber a vacina. Segundo nota do Ministério da Saúde, as vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses.

O público que receberá a vacina, em 2024, será composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa. A vacinação será uma aliada em conjunto com todas as demais estratégias no combate à dengue.