Principais Notícias

Abaixo-assinado solicita remoção da cadeia e aumento do efetivo policial

Desde o último dia 16 está disponível, na internet, um abaixo-assinado que solicita que a cadeia seja retirada de Colina e o aumento do contingente das Polícias Militar e Civil, que trabalham com déficit de policiais há bastante tempo. O documento acompanha dados estatísticos das ocorrências policiais no munícipio.

A petição, em forma da coleta de assinaturas, foi uma das iniciativas tomadas na reunião promovida pela Vizinhança Solidária, realizada em fevereiro no Lar Paroquial que contou com a participação de tutores do grupo, munícipes, vereadores, representantes das polícias, delegado Gustavo Lopes e sargento Hespanhol, comandante do grupamento da PM colinense e do Conseg – Conselho Comunitário de Segurança.

A petição, direcionada ao secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, questiona que a permanência da cadeia transitória, em Colina, compromete o trabalho policial já que as viaturas são retiradas da rua para levar presos para atendimento médico no Pronto Atendimento Municipal.

Outro ponto abordado é que o número de policiais é reduzido e nessas idas e vindas dos detentos ao médico, a população fica desguarnecida, sem a presença das viaturas na rua. Além disso, há a questão que todas as ocorrências de flagrante precisam ser apresentadas no plantão policial em Barretos após o encerramento do expediente na delegacia, feriados e finais de semana deixando mais uma vez a cidade desprotegida.

A cadeia em Colina atende as Seccionais de Barretos e Bebedouro que englobam 20 cidades da região. Além da procissão triunfante de familiares dos presos que ficam na porta da delegacia diariamente, já houve detentos liberados na audiência de custódia que ficaram em Colina e praticaram crimes, um deles furtou uma bicicleta logo que deixou a carceragem.

A cadeia também está submetida a inquérito civil para ter melhorias na segurança. O prédio necessita de melhorias em razão da precariedade das instalações, tanto que já houve o registro de fugas. A localização da cadeia, dentro da cidade, é preocupante porque coloca em risco os moradores, alunos de escola próxima e dos frequentadores de clube nas imediações.

São por todos esses motivos que a Vizinhança Solidária convoca toda população para participar do abaixo-assinado, que é uma demonstração de que os colinenses querem soluções para essa situação que está insustentável e não dá mais para esperar. A petição está disponível no site change.org (https://chng.it/bQ2yQf4M) e até o fechamento desta edição 110 pessoas aderiram à iniciativa, que precisa do engajamento de todos.

Reunião da Vizinhança Solidária realizada no mês de fevereiro no Lar Paroquial.
O encontro contou com a participação do Conseg e dos representantes das Polícias Civil e Militar.